top of page

ÁREA VERDE:

 

 

"Espaço de domínio público que desempenhe função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade, sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização" - Ministério do Meio Ambiente

Principais áreas verdes em Fortaleza:

As áreas verdes são importantes para a manutenção dos ecossistemas aos quais elas pertencem e para a população que usufrui dos benefícios oferecidos por esses espaços. Assim, estes ambientes também cumprem a função de arejamento, recreação e beleza da cidade.

 

Fortaleza, nos últimos anos, passou por uma grande expansão urbana. Concreto, edificações e asfalto foram tomando conta do espaço que antes era ocupado por uma rica diversidade de fauna e flora.

 

Fortaleza Verde busca mostrar a resistência de algumas dessas áreas, como elas são utilizadas pelos habitantes da cidade e as políticas públicas que visam protegê-las. 

Cocó

O Parque Ecológico do Cocó é o maior parque urbano de toda a América Latina. Com uma extensão de aproximadamente 1300 hectares, o parque ocupa cerca de 25 quilômetros da capital Fortaleza, passando assim por vários bairros da cidade.

Matinha do Pici

A Matinha do Pici dá nome à área caracterizada por resquícios de Cerrado, Caatinga e Mata de Tabuleiro - um dos poucos fragmentos que ainda restaram da vegetação de tabuleiro em Fortaleza -  que se encontra nas imediações do Campus do Pici, pertencente à UFC.

Dunas da Sabiaguaba

A Praia de Sabiaguaba faz parte do Bioma Costeiro, abrangendo ecossistemas como o Manguezal. A praia se localiza no extremo leste do litoral de Fortaleza, pouco depois da Praia do Caça e Pesca, as duas praias são separadas pela desembocadura do Rio Cocó.

Cerrado dos Correios

O bioma cerrado, em escala nacional, estende-se por uma área de mais de dois milhões de quilômetros quadrados.

Esta mata não é característica do estado do Ceará, contudo, resquícios dela existem em um terreno de quase 300 mil metros quadrados...

© 2015 por Daniel de Rezende e Taís Barros

bottom of page